Como desentupir encanamentos

Um dos problemas que é comum em algumas residências são encanamentos entupidos. Os canos entupidos são problemas que necessitam de resolução com uma certa urgência, mas muitas pessoas não sabem como desentupir canos.

O entupimento de um encanamento pode ocorrer a qualquer hora, podendo ser algo normal e que acontece uma vez ou outra, ou pode ser até um problema mais sério. Nesse caso recomendamos que você entre em contato com uma desentupidora especializada. Mas tenha calma, iremos dar algumas dicas de como desentupir encanamentos a baixo, e se você estiver passando por um problema mais simples com encanamento entupido certamente alguma dessas dicas vai te ajudar a resolver o problema.

Agora chega de enrolação e vamos para nossas dicas de como desentupir canos!

O que não fazer para desentupir um encanamento

Na internet é possível encontrar várias formas para desentupir um encanamento, seja da pia do banheiro, vaso sanitário, ralo do banheiro, ralo do quintal, pia da cozinha, esgotos e etc… Mas você deve ficar atento ao sair tentando todos os métodos que você encontrar pela frente.

Você deve lembrar que canos e tubulações são desenhos para resistir ao tempo e a alguns produtos e não a ações humanas, podendo assim quebrar se for forçado.

Quando você encontrar um cano entupido em sua casa, procure não colocar cabos de vassoura ou outros demais objetos rígidos, pois esses podem quebrar os canos, trazendo mais problemas para você!

Evite jogar produtos químicos, existem produtos certos para lidar com entupimento. Lembre-se que tudo que você joga pelo encanamento vai até a estação de esgoto e pode prejudicar o tratamento da água e o meio ambiente. Alguns produtos químicos também pode prejudicar o encanamento.

Soda Cáustica para desentupir canos: Uma das dicas que você encontra com facilidade na internet e que é bem popular é o uso de soda cáustica, mas será mesmo que você deve usar soda cáustica para desentupir um encanamento? A resposta é depende, quando ela é usada de forma incorreta pode causar queimaduras nas mãos, danificar os olhos e também trazer mais problemas como “saponificação“, entupindo ainda mais os canos.

Como desentupir canos com bicarbonato de sódio

bicarbonato de sodio

bicarbonato de sodio

O bicarbonato de sódio é um excelente produto para usar no desentupimento de um encanamento. Fazendo uso do bicarbonato de sódio você não vai precisar desmontar encanamentos e pode acabar com seu problema de forma fácil e rápida, basta preparar uma solução com bicarbonato de sódio e vinagre.

Jogue duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio no cano que está entupido e depois jogue o vinagre.  A mistura vai começar a efervescer, após isso cubra o cano com um pano quente e deixe por cerca de 30 minutos. depois basta jogar um pouco de água quente para terminar o processo.

Você também pode substituir a água quente por suco de limão quente, dessa forma você vai potencializar o processo e também deixar um cheiro de frescor no cano.

Como desentupir canos com desentupidor caseiro

desentupidor caseiro de garrafa pet

desentupidor caseiro de garrafa pet

Se o problema for com uma privada entupida, você pode fazer um desentupidor caseiro com materiais que você certamente tem em casa.

Como fazer o desentupidor caseiro com garrafa pet: Corte a parte do fundo da garrafa pet e retire. Remova a tampa da garrafa e coloque um cabo de vassoura, pronto! seu desentupidor caseiro está pronto. Agora basta colocar o desentupidor no vaso sanitário e fazer movimentos de ida e volta pressionando toda a água e sujeira para dentro do vazo sanitário. Isso com certeza vai resolver o seu problema!

Como desentupir canos com soda cáustica

soda caustica para desentupir canos

soda caustica para desentupir canos

Agora iremos te falar a maneira certa de usar a soda cáustica para desentupir encanamentos. São dois passos bem simples, porém, lembre-se sempre de usar uma máscara para que não inale o produto, luvas para não ter problemas com queimaduras e óculos de proteção para que não haja contato com os olhos.

1- Coloque no encanamento entre 50 a 150g de soda cáustica, a quantidade vai variar dependendo do grau de entupimento, se o problema foi bastante grave você deve usar mais soda cáustica, porém procure não exceder 150g.

2- Deixe a soda cáustica agir por cerca de 15 minutos, enquanto isso esquente cerca de 1 a 2 litros de água. Após atingir os 15 minutos despeje a água quente com bastante cuidado para que não espirre.

Caso o cano não tenha desentupido, jogue mais água quente. Se isso não funcionar você pode repetir o processo ao menos mais uma vez, se ainda assim não adiantar o problema pode ser mais grave e você terá de entrar em contato com uma desentupidora qualificada.

Como desentupir canos com diabo verde

produto para desentupir canos diabo verde

produto para desentupir canos diabo verde

Existem duas formas de usar o diabo verde. Uma delas é colocar o produto puro como é recomendado no rótulo, porém isso levará cerca de 6 horas para desentupir o encanamento.

Nossa dica é diluir uma tampinha de diabo verde para cada 3 litros de água quente. Misturado com água quente irá acelerar o processo, porém fique atento, pois o diabo verde é um produto perigoso e adicionado a água quente fica mais ativo e obviamente mais perigoso. Se possível use máscaras e luvar para realizar o processo.

Você pode encontrar o diabo verde em supermercados e loja específicas de produto de limpeza, o produto custa cerca de R$ 35,00 reais.

Como desentupir caixa de gordura

Caixa de gordura

Caixa de gordura

Para desentupir uma caixa de gordura você vai precisar de uma mangueira. Para os canos da caixa de gordura, tanto os canos que vão da pia para a caixa quanto os canos que vão da caixa para a caixa de coleta do esgoto, você precisa enfiar uma mangueira ligada e fazer movimentos e vai e volta. Isso vai criar uma pressão que empurrará os objetos que estão entupindo o cano e resolvendo o seu problema com entupimento de caixa de gordura.

Como prevenir entupimento de encanamento

Para prevenir problemas de entupimento procure não jogar muitos dejetos nas pias da cozinha, pias do banheiro, vaso sanitário e não deixe cabelos no ralo do banheiro. Procure fazer uma limpeza com água fervente a cada 15 dias, isso irá derreter as gorduras que estão acumuladas no encanamento. Assim você garante uma tranquilidade maior e previne dores de cabeça futuras com canos entupidos.

Fonte do artigo:
https://desentupidoralagonorte.com.br/como-desentupir-canos-de-maneira-facil/